sábado, 11 de maio de 2013

6º ENCONTRO DA RAM




A RAM, dando continuidade a suas atividades,  comunica e convida para o 6º encontro.
A Museóloga Isabel Portella falará sobre a interação do público com a exposição "Ex-culturas, arte contemporânea", dos artistas Alessandro Sartore e Bruno Miguel,  na Galeria do Lago.


Data: 22 de maio de 2013 - quarta-feira
Horário: 14 horas
Local: Museu da República - Galeria do Lago
            Rua do Catete, 153 - Catete   
            Rio de Janeiro - RJ              
Tel: (21) 3235.5179
(21) 8589.0591 (Lorena)

domingo, 31 de março de 2013

PNEM - Programa Nacional de Educação Museal




ATENÇÃO: Prazo de participação nos Blogs foi estendido para, até 7 de abril.
Participem! 
Basta fazer cadastro, bem rápido e simples,  clicar em ACESSIBILIDADE e deixar sua opinião, sugestões, críticas. A participação de todos é muito importante para novas soluções e melhor abordagem da questão da acessibilidade nos museus.

http://pnem.museus.gov.br/

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

PNEM-Programa Nacional de Educação Museal



Atenção integrantes da RAM, professores, estudantes, profissionais  e  público interessado em geral: recebi esse mail da Museóloga Isabel Portela convidando e sugerindo que  todos participem nas publicações  dos Fóruns de Acessibilidade por ela coordenados, no blog do PNEM - Programa Nacional de Educação Museal.
Uma iniciativa do IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus - em promover uma consulta pública que contribuirá para  traçar as diretrizes que nortearão as práticas educacionais nos Museus e processos Museais.
Somente fazer login, entrar, sugerir e participar das discussões.

Lorena

Amigo Acessíveis,
Finalmente apresento o PNEM (Programa Nacional de Educação Museal) !!! Nele eu coordeno o GT sobre acessibilidade!! Este portal foi criado pelo IBRAM com 8 GTs para serem criadas  plataformas e diretrizes de trabalho do IBRAM para os próximos anos.
Preciso da ajuda de vcs para interagirem nesse Blog e colocarmos questões realmente necessárias. Aqui abaixo explica mais um pouquinho.
Entrem e participem!!!
PLEASE divulguem!!
Bjs bel









CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ACESSIBILIDADE CULTURAL





O Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural, apresentado por Patrícia  Dorneles, na última reunião da RAM, em novembro de 2012,  já se encontra  com as inscrições abertas até 1º de março de 2013.


Maiores informações nos links a baixo:



http://www.medicina.ufrj.br/acessibilidadecultural/

http://www.cultura.gov.br/culturaviva/scdc-e-ufrj-realizam-curso-de-especializacao-em-acessibilidade-cultural-em-2013/

segunda-feira, 26 de novembro de 2012




5º ENCONTRO DA RAM - REDE DE ACESSIBILIDADE NOS MUSEUS


Palestra com Patrícia Dorneles, que apresentará  o tema: Pós-graduação em Acessibilidade.


Patrícia Dorneles é Profª adjunta do Curso de Terapia Ocupacional
- Coordenadora do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural
-  Coordenadora de Difusão Cultural do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
- Mestre em educação pela UFSC 
- Doutora em Geografia pela UFRGS.,


dia: 4 de dezembro de 2012
horário: às 16:30 h
local: Museu da República - Rua do Catete, 153 - Catete
          Espaço Educação



informações: (21) 3235.5179
                       (21) 8589.0591 - Lorena




Como chegar:

metrô: Estação Catete
ônibus: Zona Norte/Sul: 119;136;154;158;170;180
             184;401;409;410;422;433;497;498;571
             Zona Sul/Norte: 107;136;154;174;180;409;
             422;433;434;497;571

Niterói: Charitas-Ipanema





 

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

4ª REUNIÃO DA RAM



4ª Reunião da RAM com palestra de Camila Araújo Alves, onde falará sobre sua experiência como Mediadora no CCBB na condição de pessoa cega.

Dia: 20 de setembro
Horário: 15 horas
Local: Museu da República

Rua do Catete, 153
Catete - Rio de Janeiro - RJ

Informações: (21) 3235.5179



COMO CHEGAR:
Metrô: Estação Catete
Ônibus: Zona Norte/Sul: 119,136,154,158,170,178,180,184,401,409,410,422,433,434,497,498,571
              Zona Sul/Norte: 107,136,154,170, 174,180,184,401,409,410,422,433,434,497,498,571
Niterói: Charitas-Ipanema



terça-feira, 17 de julho de 2012


3° encontro da RAM - no Museu da República

Dispositivos táteis em museus: contribuições da psicologia cognitiva
para a acessibilidade de pessoas cegas

Estudo apresentado pela profª Viginia Kastrup, na reunião da RAM do dia 14 de julho de 2012 no Museu da República.

Nesse encontro foram apresentados questões sobre acessibilidade para pessoas com deficiência visual nos museus de arte e  o uso de dispositivos táteis.

Apresentamos a seguir algumas fotos  e uma bibliografia para quem se interessa pelo tema.

Referências bibliográficas:
·         Almeida, M. C., Carijó, F. H. e Kastrup, V. (2010) Por uma estética tátil: sobre a adaptação de obras de artes plásticas para deficientes visuaisFractal, Revista do Departamento de Psicologia da UFF, 22, 1.
·         Arnheim, R (1990) Visual aspects of of art of the blind. Journal of Aesthetic Education, v.24, 1990, p.57-65.
·         BERGSON, H. (2006) O pensamento e o movente (Introdução) In: O pensamento e o movente: ensaios e conferências. São Paulo: Martins Fontes.
·         Brun, J. A mão e o espíritoLisboa: Edições 70, s.d.
·         Candlin, F. (2003) Blindness, art and exclusion in museums and galleries. Jade 22.1, pp.100-110.
·         Candlin, F. (2004) Don’t touch! Hands off! Art, blindness and the conservation of expertise. Body & Society, v.10 (1), p.71-90.
·         Carijó, F. H, Magalhães, J. e Almeida, M. C, (2010) Acesso tátil: uma introdução à questão da acessibilidade estética para o público deficiente visual nos museus. In: Márcia Moraes e Virgínia Kastrup (Orgs) Exercícios de ver e não ver: arte e pesquisa com pessoas com deficiência visualRio de Janeiro: NAU.
·         Chatterjee, H. J. (Ed) (2008) Touch in museums. Policy and practice in object handling. Oxford-New York: Berg.
·         Classen, C. (Ed) (2005) The book of touchOxford: Berg.
·         Depraz, N. ; Varela F. ; Vermersch, P. (2006) A redução à prova da experiência. Arquivos Brasileiros de Psicologia. v. 58, n.1, 2006. www.psicologia.ufrj.br/abp Acesso: 30 janeiro 2011.
·         Dewey, J. A Arte Como Experiência. Dewey. São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Os Pensadores) Texto original publicado em 1950.
·         Hatwell, Y, Streri, A. & Gentaz, E. (Orgs) (2000) Toucher pour connaître. Paris: PUF.
·         Hatwell, Y. (2003) Psychologie Cognitive de la cécité precoceParis: Dunod.
·         Kastrup, V. (2007) A invenção na ponta dos dedos: a reversão da atenção em pessoas com deficiência visual. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 69-90.
·         Kastrup, V, (2008) O lado de dentro da experiência: atenção a si mesmo e produção de subjetividade numa oficina de cerâmica para pessoas com deficiência visual adquirida. Psicologia Ciência e Profissão, v. 28, p. 186-199.
·         Moraes, M. e Kastrup, V. (Orgs). (2010) Exercícios de ver e não ver: arte e pesquisa COM pessoas com deficiência visual. Rio de Janeiro: NAU editora.
·         Petitmengin C. (2007) Towards the source of thoughts. The gestural and transmodal dimension of lived experience.Journal of Consciousness Studies ,  14, 3, pp. 54-82.
·         Pye, E. (Ed) (2007) The power of touch. Handling objects in museum and heritage contexts. California: Left Coast Press, Inc.
·         Sarraf, V. (2010) Acesso à arte e à cultura para essoa com deficiência visual: direito e desejo. In: Márcia Moraes e Virgínia Kastrup (Orgs) Exercícios de ver e não ver: arte e pesquisa com pessoas com deficiência visual. Rio de Janeiro: NAU.




Links recomendados pela Profª Virginia Kastrup

http://www.uff.br/artedificienciavisual
http://www.ibc.gov.br/
http://www.ibc.gov.br/?catid=160&blogid=1&itemid=10223